Graças a "Guitar Hero", mesmo as pessoas sem qualquer aptidão musical se transformam em astros do rock e arrasam tocando alguns dos maiores clássicos do rock, com direito a platéia e tudo mais. Não por acaso, a franquia foi uma revolução nos games musicais, tanto que as duas responsáveis por seu desenvolvimento, RedOctane e Harmonix, foram compradas por Activision e MTV, respectivamente. Agora, "Guitar Hero III" está nas mãos da Neversoft, subsidiária da Activision, afinal, o show tem que continuar.
Aproveitando-se da máxima "em time que está ganhando não se mexe", a produtora mantém o estilo consagrado. Contudo, a escolha do repertório foi cuidadosa, para atender aos pedidos de muitos fãs, com direito a algumas interpretações clássicas - e não apenas covers, como nos episódios anteriores. Além disso, agora o controle-guitarra, inspirado no modelo Les Paul, não tem fio, proporcionando liberdade total aos jogadores.
Como a Neversoft não teve acesso ao código-fonte de "Guitar Hero", a terceira versão parte do zero, mas a idéia é manter os mesmos princípios de estilo e curva de aprendizado. O nível de dificuldade não é maior que os antecessores, ficando em uma espécie de meio-termo entre as duas versões.
Algumas mudanças na interface incluem um contador de "strings", que registra quantas notas de uma mesma linha o jogador tocou sem cometer nenhum erro, exibindo um contador na tela. Certos personagens têm um visual mais realista em "Guitar Hero III" e os locais de show foram totalmente redesenhados, de forma a refletir o progresso na carreira do jogador.
Por ora, os modos de jogo, para até dois participantes, continuam os mesmos - desta vez, no entanto, a modalidade cooperativa, para até dois participantes, ganhou uma Carreira, com lista de músicas própria.
Por falar nisso, o repertório de "Guitar Hero III" inclui, dentre outras músicas, interpretações originais de "Paint It Black" (Rolling Stones), "Cherub Rock" Smashing Pumpkins), "Sabotage" (Beastie Boys), além de covers de "Rock And Roll All Nite" (Kiss) e "School's Out" (Alice Cooper).